Um projecto sustentável que poderá permitir o desenvolvimento sócio-económico do país
È preciso saber viver… e viver é ter paz, ser livre, deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos com disse Baden Power…
A “Paulownia Tomentosa” é uma árvore de crescimento rápido (podem crescer 6 metros num ano), nativa da China, cuja plantação é permitida em Portugal. As suas utilizações são múltiplas, desde a madeira à biomassa, passando pela forragem para o gado. Potencialmente interessante para zonas de protecção dos aglomerados populacionais e outras faixas de redução de combustíveis como o compartimento de grandes manchas florestais de pinheiros e eucaliptos, e também em terrenos agrícolas abandonados.
Adicionalmente, há também as motivações económicas para escolher a paulownia, já que a sua madeira é bastante utilizada em vários países europeus, nos mais variados sectores industriais, desde fabrico de painéis, móveis, pranchas de surf e também na indústria aeroespacial e naval. As folhas constituem também suplemento alimentar para os animais e a própria planta pode ser utilizada com objectivos ornamentais ou para o mercado da biomassa. Sendo uma espécie exótica e nova, não se conhecem problemas sanitários, como o nemátodo no pinheiro ou o gorgulho no eucalipto.
Um projecto que reduz a necessidade de exploração de árvores nativas para a produção de madeira